MENSAGENS RECENTES DO BLOG

14 de novembro de 2011

Como comprar casa a preço de Saldo nos Leilões

Os leilões de casas podem ser uma boa oportunidade de negócio para quem pode investir neste momento.
Comprar casa é uma missão cada vez mais difícil para os portugueses, sobretudo se tiverem de recorrer a financiamento. Os bancos estão a restringir a concessão de crédito, a exigir aos clientes rácios de financiamento/ garantia muito mais baixos bem como o pagamento de um prémio de risco cada vez mais elevado. Na prática, isto significa que conseguir crédito dando de entrada menos de 40% do valor do imóvel bem como encontrar ‘spreads' abaixo de 4% é muito difícil. Tendo em conta todas essas dificuldades, os leilões de imóveis poderão ser uma boa oportunidade para adquirir casa própria ou mesmo para realizar um investimento. Isto porque nesses eventos muita da oferta disponível corresponde a casas penhoradas e em que os preços base de licitação são consideravelmente inferiores aos de mercado. Tendo em conta o crescente número de casas que estão a ser entregues aos bancos por incumprimento, mais oportunidades têm vindo a surgir. Em alguns casos, o preço de licitação pode ficar 45% aquém do valor de comercialização.
Os leilões podem ser realizados pelo Ministério das Finanças, pela Segurança Social ou por empresas especializadas. No caso dos leilões realizados pelo Ministério das Finanças, em causa estão imóveis penhorados pelo Fisco. No site da Direcção-Geral dos Impostos, existem 2.493 imóveis penhorados à venda. A entrega de propostas pode ser feita ‘online' através da apresentação de uma proposta em carta fechada, bastando para tal o contribuinte estar registado. Já as empresas especializadas realizam leilões sobretudo de imóveis penhorados pelas instituições financeiras. Uma oferta que, segundo Diogo Livério, director comercial da Euro Estates, "tem vindo a aumentar em número". A Euro Estates, bem como a Luso-Roux, são as principais empresas especializadas em leilões imobiliários, realizando quer leilões presenciais, quer através das suas plataformas ‘online'.
Qualquer destas leiloeiras atesta que devido à crise a oferta imobiliária tem vindo a aumentar, o que acaba também por resultar numa descida generalizada dos preços. Como explica Ana Ferro, directora comercial da Luso-Roux, "a pressão para vender e o excesso de oferta em certas zonas impõe necessariamente uma desvalorização dos imóveis". Aliás, basta fazer uma ronda pelos sites das leiloeiras para perceber que a maior parte da oferta de imóveis se concentra sobretudo nos arredores dos centros urbanos.
Também em termos de descontos face ao preço de mercado, alguns negócios podem ser bastante compensadores. "Nos leilões são correntes descontos de 25 a 45% face ao valor considerado de mercado", esclarece a esse propósito Diogo Livério. Outra das vantagens de recorrer aos leilões para comprar casa, de acordo com a directora comercial da Luso-Roux, é que "o comprador associado ao imóvel poderá dispor de condições de acesso ao crédito muito vantajosas". Uma opinião corroborada pelo director comercial da Euro Estates. "Em regra as entidades financeiras oferecem condições especiais, isentando estes contratos de determinadas comissões e oferecendo melhores condições de financiamento, seja garantindo 100% de financiamento ou baixando os ‘spreads'. Estas são, aliás, algumas das vantagens que alguns bancos estão a oferecer aos clientes que adquiram imóveis da sua carteira mesmo que estes não sejam adquiridos através das leiloeiras.
As próprias agências imobiliárias estão a apostar no universo dos leilões para alienar alguns dos seus imóveis. Por exemplo, a ERA criou recentemente uma plataforma de leilões online para imóveis, designada por "Já ERA Online".
Contudo, optar por comprar casa em leilões não reúne apenas vantagens. É necessário ter em conta alguns cuidados para que um negócio aparentemente de sucesso não se transforme num desastre. "Recomendamos sempre que se visitem os imóveis, comparando as ofertas e caso seja necessário um financiamento, se garanta a capacidade de pagar o empréstimo", frisa Diogo Livério. No texto ao lado, fique a conhecer os principais cuidados a ter .

Alguns lotes em destaque nos próximos leilões da Luso-Roux e Euro Estates
Até ao final do ano as duas empresas especializadas vão realizar leilões de imóveis. Os próximos decorrem daqui a duas semanas. A 19 de Novembro, a Luso-Roux sujeita ao bater do martelo 56 imóveis num hotel do Porto. Já a 20 de Novembro, é a vez da Euro Estates levar à praça 60 imóveis num hotel de Lisboa.
50 mil euros
Trata-se de um apartamento com uma tipologia T2 que fica situado em Paços de Ferreira. Tem uma área de 111 m2, abrangendo uma varanda de 7 m2. Este imóvel foi construído em 1996 e sobe à praça com uma base de licitação de 50 mil euros. Trata-se do lote 21 do próximo leilão da Luso-Roux que se realiza no dia 19 de Novembro a partir da 15 horas na cidade do Porto.
76 mil euros
Um apartamento T3, com 124 m2 de área bruta. Situa-se na freguesia de Monte Real no concelho de Leiria e pode ser arrematado a partir de 76 mil euros no próximo leilão da Euro Estates que se realiza a 20 de Novembro no Hotel Villa Rica em Lisboa. Construído em 2003, possui aquecimento central, uma varanda de 8 m2 e acesso, uma arrecadação de 115 m2 no sótão e box.
95 mil euros
Este é mais um dos imóveis promovido pela Luso-Roux no próximo leilão de 19 de Novembro no Porto. Trata-se de uma moradia de tipologia V4, com uma área de 160 m2, com uma garagem de 80 m2 e varanda/terraço de 29 m2. Este imóvel foi construído em 2003, situa-se na freguesia de Vila Boa, em Barcelos, e sobe à praça com uma base de licitação de 95 mil euros. Trata-se do lote 8 do evento.
55 mil euros
É outro dos imóveis promovidos pela Euro Estates que será leiloado a 20 de Novembro. Trata-se de um apartamento T2, situado na Freguesia de São Marcos no concelho de Sintra. Foi construído em 1999 e possui uma área bruta de 83 m2, um dos quartos possui uma varanda de 3 m2, tem sala com lareira e uma arrecadação de 6 m2. É o lote 30 e pode ser arrematado a partir de 55 mil euros.
84 mil euros
Trata-se de um apartamento T2 construído em 2006 que se localiza na freguesia de Remalde, no Porto. Tem uma área de 93 m2, bem como uma arrecadação de 8 m2 e uma varanda de 6 m2. Tem uma base de licitação de 84 mil euros, preço a partir do qual pode ser arrematado no próximo leilão da Luso-Roux que se realiza no Novotel Porto Gaia a 19 de Novembro. Trata-se do lote 23.
40 mil euros
Mais um imóvel promovido pela Euro Estates e que será leiloado a 20 de Novembro como o lote 60. Trata-se de um apartamento T2 que se situa em Pinhal Novo no concelho de Palmela. O apartamento foi construído em 1992 e tem uma área bruta de 79 m2. Tem uma sala com lareira, uma varanda de 7 m2 e uma arrecadação de 14 m2 no sótão. Pode ser licitado no leilão a partir dos 40 mil euros.

Próximos leilões
- 19 de Novembro: Leilão da Luso-Roux no Novotel Porto Gaia.
- 20 de Novembro: Leilão da Euro Estates no Hotel Villa Rica em Lisboa.
- 26 de Novembro: Leilão da Euro Estates no Porto (local ainda por confirmar).
- 27 de Novembro: Leilão da Euro Estates em Lisboa (local ainda por confirmar).
- 3 de Dezembro: Leilão da Luso-Roux no Hotel Tryp Porto Expo.
- 3 de Dezembro: Leilão da Euro Estates no Porto (local ainda por confirmar).
- 4 de Dezembro: Leilão da Luso-Roux no Hotel Vila Galé Ópera em Lisboa.
- 4 de Dezembro: Leilão da Euro Estates em Lisboa (local ainda por confirmar).

in economico.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...