MENSAGENS RECENTES DO BLOG

20 de março de 2012

Como comprar uma casa a partir de 30 mil euros

Através das leiloeiras é possível comprar casas com um desconto que pode chegar a 45% face ao valor comercial.
Ter casa própria foi sempre uma opção muito acarinhada pelos portugueses. Contudo, o actual contexto económico e as limitações impostas pelos bancos no acesso ao crédito à habitação tornou esta opção numa "miragem" para muitas famílias. ‘Spreads' elevados, a exigência de rácios de financiamento/garantia muito mais baixos, a menor disponibilidade financeira e a incerteza em relação ao futuro são algumas das principais limitações que as famílias têm de ponderar antes de avançar com a decisão de comprar casa. Perante este cenário, os leilões de imóveis poderão ser uma boa alternativa para adquirir um imóvel mais em conta ou mesmo realizar um bom investimento. Isto porque nesses eventos grande parte da oferta disponível corresponde a casas penhoradas pelos bancos e em que os preços-base de licitação são consideravelmente inferiores aos de mercado. Entre o leque de imóveis que habitualmente são sujeitos ao bater do martelo surgem oportunidades de negócio com descontos que podem chegar a 45% face ao seu preço comercial.
Já este fim-de-semana tem uma oportunidade para pôr à prova a sua habilidade de licitação. A Euro Estates - uma das principais leiloeiras de imóveis nacionais - vai levar a cabo dois leilões, em Lisboa e no Porto, onde será possível arrematar casas num conjunto de 103 lotes disponíveis. O primeiro leilão decorre já este sábado, no Porto, a partir das 15 horas. À mesma hora, mas do dia seguinte, é a vez de serem sujeitos a licitação em Lisboa cerca de 50 imóveis para habitação. A oferta nestes dois eventos abrange imóveis de norte a sul do País. Já na semana seguinte é a vez de outra das principais leiloeiras nacionais - a Uon - também levar a cabo leilões no Porto e em Lisboa onde será possível escolher entre 102 lotes sujeitos a licitação.

Cuidados na compra
Frequentar os leilões para comprar casa pode resultar num negócio muito rentável. Contudo, existem alguns cuidados que não devem ser ignorados em todo esse processo. Ainda antes de ir a um leilão, um dos passos importantes é definir em que tipo de imóveis se está interessado. Nomeadamente a tipologia, o ano de construção, a zona geográfica e, claro, a base de licitação e o preço que está disposto a pagar. Para além disso, apesar dos sites das leiloeiras disponibilizarem informação sobre os imóveis, nada como os visitar. É nesta ocasião que conseguirá avaliar melhor aspectos como áreas, estado de conservação, necessidade de obras, vizinhança, o comércio existente, escolas ou a existência de uma boa rede de transportes. Deve também procurar saber os preços dos imóveis que estão em venda na zona. Se tiver de recorrer ao crédito para a compra do imóvel deve também contactar os bancos, antes do leilão, para saber se reúne condições para o financiamento. Isto porque, caso arremate a casa e depois desista da compra, irá perder o valor da caução bem como do sinal (o comprador é obrigado a fazer um contrato de promessa de compra e venda após o leilão). Um valor que é considerável. Por exemplo, no próximo leilão da Euro Estates o valor da caução são 1.750 euros. Já no contrato de promessa de compra e venda é exigido o pagamento de um sinal que no mínimo será de 1.750 euros. Em termos positivos destaca-se o facto de, normalmente, ser possível conseguir financiamento até 100%, já que muitos imóveis fazem parte da carteira dos próprios bancos.

in economico.sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...