MENSAGENS RECENTES DO BLOG

9 de março de 2012

Contribuintes sujeitos a «carimbo» de risco e maior controlo

Fisco vai atribuir um perfil de risco a quem se inscreve nas Finanças, seja um singular ou uma empresa. Objetivo é detetar mais cedo esquemas de fraude e evasão fiscal 

Os contribuintes vão passar a estar sujeitos a um «carimbo» de risco. Assim que um singular ou uma empresa se inscreve nas Finanças ver-lhe-á ser atribuído um perfil, que em alguns casos poderá ser de risco.

Uma medida para levar a cabo já este ano, através do cruzamento dos dados iniciais prestados às Finanças com as declarações da atividade - rendimentos, compras e vendas, prestações de serviços, impostos pagos.

A ideia é alcançar uma «deteção precoce de esquemas de fraude e evasão», segundo o «Jornal de Negócios».

Casas e carros de luxo sob apertado controlo

Ao jornal, fonte oficial do Ministério das Finanças disse ainda que a Administração Tributária vai «reforçar significativamente as ações de inspeção fiscal e controlo de manifestações de fortuna». É o que está previsto no Plano Nacional de Actividades da Inspecção Tributária (PNAIT).

Quer isto dizer que a compra e venda de casas milionárias, de que podem resultar mais-valias e, por exemplo, a compra de veículos de luxo, embarcações de recreio e aeronaves de uso particular vão ser alvo de um «cruzamento sistemático e exaustivo» entre a declaração de rendimentos do IRS e as liquidações de IMT.

Mas há mais: os municípios serão obrigados a comunicar automaticamente às Finanças informações sobre alvarás de loteamento, licenças de construção, de demolição e de obras, plantas de arquitetura ou pedidos de vistoria, entre outros.

E será reforçado o controlo das retenções na fonte que são realizadas pelas entidades patronais no que toca ao IRS, com a promessa de uma «atuação imediata» se forem encontrados «desvios» na comparação com declarações de anos anteriores.


in agenciafinanceira.iol.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...