MENSAGENS RECENTES DO BLOG

18 de dezembro de 2012

Reconheça uma Nota Falsa em 6 passos

No primeiro semestre de 2012, saíram de circulação um total de 251 mil notas de euros contrafeitas, menos 15,2% do que no período homólogo, de acordo com informação veiculada pelo Banco Central Europeu. As notas de 20 e 50 euros são as mais falsificadas, em conjunto representam 77% do total de contrafações apreendidas. Em terceiro lugar fica a nota de 100 euros, que representa 17% das notas apreendidas.


Apesar de circularem cada vez menos notas contrafeitas, é importante que saiba como identificar uma nota falsa. António Vitorino, técnico de museologia do Banco de Portugal, explica-lhe como descobrir uma nota falsa em apenas seis passos. “Os elementos de segurança mais úteis para o comum cidadão são o holograma e a impressão em talho doce, estes permitem-nos detetar rapidamente se uma nota é verdadeira ou falsa”.


1 – Impressão em relevo


“Ao recebermos a nota, passando com o dedo, é possível sentir a impressão. A isto chama-se o talho doce. É sobreposta a impressão em offset, o que confere uma rugosidade à nota”, explica o especialista. Isto significa que ao deslizar os dedos pela frente da nota, a tinta é mais espessa em algumas partes. As notas de 200 e 500 euros possuem ainda mais informação para os cegos e amblíopes, possuindo uma impressão em relevo adicional junto aos bordos.


2 – Holograma


Ao receber a nota e incliná-la ligeiramente, é possível perceber imediatamente se é verdadeira ou falsa. “Ao mesmo tempo que estamos a receber a nota, oscilamo-la levemente e vemos as três características que têm que estar no holograma: em primeiro lugar brilha; depois, quando roda muda de cor (arco-íris) e onde está o número com o valor da nota, aparece alternadamente o símbolo do Euro ou estrelinhas”.


3 – Marca de água

A marca de água é obtida através da variação da espessura do papel e torna-se perfeitamente visível quando a nota é colocada contra a luz. A transição entre as áreas escuras e claras é gradual. Coloque a nota sobre uma superfície escura e as áreas claras tornam-se mais escuras. É muito fácil de ver este efeito na marca  de água que reproduz o valor da nota.



4 – Filete de segurança


“O filete de segurança é uma fita de plástico que está dentro da nota e não pode estar saliente. Tem lá escrito o euro e o valor da nota em microimpressão”, afirma António Vitorino. O filete de segurança é possível identificar quando está totalmente integrado na nota, através de uma linha escura que se torna visível quando coloca a nota contra a luz.


5 – Registo frente e verso

“Ao analisar este registo, vemos o número resultado da impressão da frente da nota com a parte de trás”. Este é identificável pelas marcas impressas no canto superior de ambos os lados da nota, estas marcas completam-se e formam o número representativo do valor da nota.

6 – Luz ultravioleta

Mais apropriado para os proprietários de estabelecimentos comerciais, “este elemento permite visualizar a reação das notas. Por cima da impressão visível, há uma impressão invisível à luz normal, que só é visível com esta luz. Só nas notas verdadeiras é que a imagem impressa na parte de trás da nota aparece a verde fluorescente. Na parte frente da nota, aparecem umas estrelas laranja-avermelhado, umas bolinhas e a bandeira da União Europeia e a assinatura do presidente do BCE passam de azul para vermelho”.


fonte: saldopositivo.cgd.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...